Home / NOTÍCIAS ANTIGAS / Tocha olímpica vai percorrer 15 km em Campinas

Tocha olímpica vai percorrer 15 km em Campinas

tocha-6463126

Campinas vai receber a tocha olímpica no dia 20 de julho e o símbolo deverá percorrer um trajeto de aproximadamente 15 quilômetros, passando pelas principais avenidas centrais e pontos turísticos até chegar na Praça Arautos da Paz, onde será acesa a pira olímpica em uma grande cerimônia.

A definição da data foi confirmada pelo Comitê Organizador Rio-2016 essa semana e segundo o comitê local o município já tem definido aproximadamente 77 pessoas que farão o revezamento da tocha. Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 começam oficialmente no dia 5 de agosto.

A cidade teve direito a indicar seis pessoas para o percurso. As demais são indicações dos três patrocinadores do evento. Um deles, por exemplo, já selecionou nas escolas da rede pública, através de concursos, jovens do ensino médio e crianças para se revezarem no carregamento da tocha.

Os seis indicados pelo município foram o ex-jogador de vôlei Maurício Lima, a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, ex-tenista Ricardo Melo, a ex-atleta especialista em heptatlo Conceição Geremias, a nadadora Fabiana Sugimori e o ex-jogador de futebol João Paulo.

Cada atleta percorrerá 200 metros até passar a tocha para o próximo. Os indicados são transportados em ônibus até o ponto do revezamento. Na chegada a Praça Arautos, uma carreta com palco e com a pira olímpica receberá a chama simbólica.

O Revezamento

A tocha será acesa em Olímpia, sede dos Jogos Olímpicos da Antiguidade na Grécia, no dia 21 de abril, quando o revezamento terá início nas mãos de um atleta grego. O primeiro esportista brasileiro a receber o símbolo olímpico ainda não foi revelado pela organização.

Em 27 de abril, uma cerimônia no estádio Panathinaiko, em Atenas, marcará a passagem da tocha para o Brasil, representado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Brasília será a primeira cidade nacional a receber a tocha olímpica. No país, ela será carregada por 12 mil condutores em 100 dias. O trajeto engloba 300 municípios, percorridos por 20 mil quilômetros de estradas e 10 mil milhas aéreas.

Fonte RAC