Notícias
Home / NOTÍCIAS / JOGO DE DAMAS

JOGO DE DAMAS

jogo de damas, como esporte, teve seu início no Brasil nos idos de 1935 a 1940, pelas mãos de Geraldino Izidoro. Grande parte das provas realizadas naquela época estão registradas no livro “Ciência e Técnica do Jogo de Damas”, de autoria de G. Izidoro e J. Cardoso. Maiores detalhes a respeito deste surto damístico podem ser encontrados naquela publicação. O primeiro livro editado no Brasil foi “40 Golpes Clássicos”, de autor desconhecido, publicado no Rio de Janeiro, em 1940.

A partir de 1940, a prática do jogo de damas de uma forma organizada, entrou em recesso. Não há registros de movimento damístico até 1954, quando, com o advento do mestre russo W. Bakumenko, um novo surto começou a surgir, no tabuleiro de 64 casas.

Radicado em São Paulo, W. Bakumenko, egresso de uma escola damística evoluída, campeão da URSS em 1927, deu início à criação de um núcleo damístico. Por sua vez, G. Izidoro, que sempre manteve seu interesse pelo jogo de damas, ao saber da presença de Bakumenko, o procurou. Isto gerou um encontro famoso entre as equipes de São Paulo e Rio de Janeiro, que praticamente marcou o reinício das atividades damísticas no país. Esta prova foi realizada no Rio de Janeiro, no dia 02 de maio de 1954.

Na OLIMPESEC, a competição do Jogo de Damas, será realizada dia 02 de setembro, no Clube Campineiro de Regatas e Natação, a partir das 09h00 com a presença de associados de 5 clubes: CÍRCULO MILITAR, CLUBE CULTURA, GRUPO DA SAUDADE, CLUBE REGATAS e UNIÃO DOS VIAJANTES. Os jogos serão individuais nas categorias mistas.

Acesse aqui o Regulamento do Jogo de Damas:

Check Also

TENIS DE CAMPO

TÊNIS DE CAMPO Na 31º OLIMPESEC acontecerão as competições do Tênis de Campo no período de agosto a outubro, com a modalidade Festival para as categorias sub 10 e sub 12. Teremos competições nas categorias: sub 14, sub 16, sub 18, Livre, Master, Sênior, Sênior I e Sênior II.